sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mr. Obama, please, don't disappoint me

O Presidente Obama fez durante a recepção do Prémio Nobel da Paz o discurso que deveria fazer. Nada a criticar ao Obama Presidente. Foi mesmo o melhor que poderia ter sido nas referências que fez sobre um prémio Nobel atribuído a quem está a fazer várias guerras.
Mas como cidadão e foi nessa qualidade que se lhe atribuiu o prix Nobel, deveria ter dito algo mais e diferente. Justificou a guerra porque há guerras justas que levam à Paz.
Engano. A Guerra não é natural, mesmo num mundo imperfeito. A Guerra não é a continuação da política por outros meios, como disse Clausewitz, influenciado pelo positivismo, que já foi considerado uma calamidade filosófica, como teoria. A Guerra é o falhanço da Política! Há guerra quando não há ou há políticas erradas. Clausewitz tem de ser enterrado e vale mais ressuscitar Sun Tzu ou mesmo o Kant, de "A Paz perpétua". Os EUA estão em duas guerras por más decisões políticas. Foram para o Iraque na base de patranhas e afirmações falsas que espalharam pelo mundo inteiro. Estão no Afeganistão sem estratégia, dizem os responsáveis militares norte americanos! E como nunca houve uma estratégia para ganhar uma guerra no Afeganistão… o mais provável é que os EUA e a NATO venham a retirar sem nenhuma conclusão, militarmente falando.
Os EUA continuam a afirmar "o seu compromisso para com a segurança no Mundo", reafirmou-o Obama. Socorro-me de Kennedy, para citar um seu discurso no qual afirma que "não há uma solução americana para todos os problemas do Mundo". Nem mesmo para o da segurança, apesar de ser a maior potência militar mundial, era o que o "nosso" Presidente Obama precisava de dizer, ou ouvir…

Sem comentários:

Enviar um comentário