quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Defender a Liberdade: Honra a Manuel Serra

A liberdade de expressão só se defende em liberdade. Como a Democracia. Diariamente. Quando a liberdade se perde, a luta pela Democracia é diferente da que se pode fazer em liberdade. Com liberdade, a defesa das liberdades é um simples exercício do direito de cidadania. Sem liberdade, essa luta é conspirativa, clandestina, escondida dos verdugos da liberdade, com armas na mão, disposto a matar e morrer. Só quem não viveu a falta de Liberdade em ditadura pode dizer, hoje, que não se vive em plena liberdade em Portugal. Por isso invoco o meu companheiro da Acção Militar e Civil de Beja, contra a Ditadura Salazarista. Nem todos viveram a falta de liberdade com o mesmo sofrimento e a mesma coragem com que Manuel Serra soube lutar. A última viagem de Manuel Serra não foi a fugir à Pide. Digamos que foi para donde nos pode observar a todos melhor. E para que ele não fique triste, não tenho dúvida alguma de que haverá cidadania bastante para manter a Liberdade em Portugal, sem os "medos" falsos ou imaginários dos que nunca lutaram por ela.

2 comentários:

  1. Caro Mauel P Marques,

    Fazes uma boa dissertação sobre a liberdade e os medos.
    Há medos atávicos, patológicos que são incompreensíveis, como os que referi numa resposta a comentário no blog Do Mirante e que transcrevo:

    «Por cá já vai havendo muita gente atenta aos gestos, palavras e outros comportamentos. Mas ainda há muito medo.
    Um general disse-me há dois anos que visita os meus blogs mas que só deixará comentários quando julgar oportuno. Ainda não julgou!!!
    Há um mês, um outro general que fala bem, é culto e diz que quando ainda era novo escrevia para um jornal da terra; sugeri-lhe criar um blog onde colocaria tantas coisas interessantes e de que fala frequentemente; respondeu que já tem um blog há cerca de um ano, mas não diz o endereço, pois serve-se dele como uma gaveta pessoal onde guarda os seus escritos. Nunca imaginei ouvir isto!!!»

    O segundo general referido é nosso companheiro dos almoços da última quarta-feira!!!
    Há cada um!!!

    Um abraço
    João Soares

    ResponderEliminar
  2. João, O teu comentário é sempre bem vindo e do meu interesse. Tenho andado arredio ao meu blog porque estive a terminar um livro com aquelas coisas que escrevi durante os últimos anos para os jornais, que me deu cá uma trabalheira... Já terminei e quando o publicar quero a tua opinião. Vai um abraço do Manel.

    ResponderEliminar