terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Verdade Orçamental

O Orçamento para 2011 está a chegar aí. Tem de ser e vai ser a doer. Os cortes na despesa pública vão atingir, porque têm de atingir, valores que vão paralizar muitos serviços e extinguir outros, além de cortar muitos benefícios aos funcionários e pensionistas. Reduzir a despesa é isto. Vamos é ver como o O. do Estado passa no parlamento. Os que apergoam a necessidade de redução da despesa vão ter que enfrentar hostilidade das classes de funcionários civis e políciais e os trabalhadores. Ao governo exige-se coragem política. Mas o nível de governabilidade do país é historicamente baixissimo. As oposições talvez se calem e deixem o barulho para as corporações funcionais e laborais.

1 comentário:

  1. Caro Manel,

    Tem que ser mesmo como dizes. Mas é preciso que o corte nas despesas se traduza também no emagrecimento da máquina governativa, que sofre de uma obesidade patológica em assessores, consultorias, carros e outras mordomias, que os contribuintes não podem continuar a sustentar. Saneada a máquina e eliminada toda a inutilidade, deve ser aberto caminho para que a governabilidade deixe de ser baixíssima como referes.

    Aproveitei para dar mais visibilidade a estas tuas palavras sensatas e sábias e transcrevi para os meus blogs. Oxalá os responsáveis aproveitem para meditar neste importante problema.

    Um abraço
    João
    Do Miradouro

    ResponderEliminar