sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A União Europeia necessita de ser "reconfigurada"

Esta crise financeira e económica e que se está a tornar de grande projeção política para a Europa e para a União Europeia é peculiar na dimensão expeculativa.
Nunca nenhuma crise foi tão provocada pelas componentes financeiras da vida económica dos Estados. E, não obstante, nunca na História Económica se registam situações de um tão grande benefício do sistema bancário internacional e nacional. Nunca os Bancos se financiaram a 1% de juros nos Bancos Centrais dos Estados e da União Europeia para, ao mesmo tempo, comprarem dívidas soberanas de alguns Estados a 5, 6 e até 12% de juro. Isto é inconcebível, até porque os fundos dos Bancos Centrais, descontando os que podem imprimir moeda, são alimentados pelos Estados a que pertencem, que formam esses bancos Centrais. Bancos Centrais que, todavia, gozam de uma certa independência em relação aos governos dos Estados. Independência que garanta a verdade financeira da política dos governos. Constata-se que o sistema político está inferiorizado ou diminuído porque ainda não criou um sistema que afaste o espectro da "banca rota" da situação de crise social geral e incontrolável pelo regime capitalista, sem os custos sociais que relembram 1929.

Começa a falar-se que terá de haver "uma reconfiguração" do sistema político que gere a UE. Terá de acentar-se num conjunto de pressupostos que definam a verdadeira natureza desta união monetária que não é política. Ou que, sendo política, conserva objectivos reservados de cada um dos países que a constituem, incompatíveis com a ideia de uma moeda única. Começa a ser evidente que moeda única com políticas mais do que diversas, conflituantes, é uma impossibilidade. Os grandes países da UE tem de se entender quanto aos seguintes aspectos:
- Se sairem do euro alguns dos países em dificuldades o euro mantém-se?
- Se o euro acabar a UE continua?
- A UE pode continuar com outra dimensão e regressar às moedas nacionais?
- Qual o grau de solidariedade entre os vários países sda União quando se assiste a concorrência desleal entre alguns deles, como os dumpings fiscais da Holanda e da Irlanda; ou quando um país maior faz influir o tamanho do seu mercado nas relações com os outros, criando vantagens económicas? Etc, Etc,

Sem comentários:

Enviar um comentário