sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Memória das Oposições (1927-1969), textos publicados sob a coordenação de Heloísa Paulo

Publicado pelas "Edições Minerva" de Coimbra, foram reunidos textos e depoimentos sobre os movimentos e acções politicas e sociais contra o regime ditatorial que vigorou sobre aquelas datas. Reunindo textos dos historiadores Luis Reis Torgal, Luis Farinha, Bigotte Chorão, Monteiro Valente (General, historiador e Capitão de Abril), Armando Malheiro da Silva, João Madeira, Susana Martins, o livro resulta das comunicações produzidas num colóquio realizado pelo CEIS20, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.
Colóquio coordenado, como a publicação, pela historiadora Heloísa Paulo que também apresenta uma investigação inédita sobre os arquivos do Comandante Jaime de Morais, Coronel Francisco Oliveira Pio e Dr. Alberto Moura Pinto de uma grande importância histórica. Aliás, a Dra. Heloísa Paulo tem a sua tese de doutoramento sobre os "portugueses no Brasil" e, mais recentemente, tem-se dedicado aos portuguses oposicionistas ao regime saído do 28 de Maio.
O livro reune ainda três depoimentos de participantes em acções políticas e armadas contra o regime: Camilo Mortágua sobre o Capitão Henrique Galvão e o "Assalto ao Santa Maria"; Coronel Eugénio de Oliveira e eu próprio sobre a Acção Militar de Beja, em 1 de Janeiro de 1962.

Sem comentários:

Enviar um comentário