terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A República em Paredes de Coura

Não é meu costume falar das actividades pessoais mas desta vez eu fui o motorista que acompanhou a Maria Antónia a Paredes de Coura. Ela foi lá participar numa série de colóquios sobre a República e, naquele dia, sobre "As mulheres na República".
Participava também o advogado José Miguel Júdice e a moderação ficou a cargo de Manuela de Melo. A organização cabia à Câmara Municipal sob a orientação do escritor Mário Cláudio.
E foi bonito! Pontos de vista diferentes que salientavam não só as diferenças como as coincidências, o que é raro nos debates em que cada um acha que revela mérito no acantonamento ferrenho das suas opiniões. Reconheceu-se que Afonso Costa agia segundo uma ética de intenção política, nem sempre observando o processo formal da regra democrática: por exemplo, não deu o direito de voto claramente às mulheres porque sabia que elas não eram republicanas, na sua maioria... (A conversa não ficou por aqui, entretanto).
E a participação do público, casa cheia, desinibida e inteligente, tornando o debate vivo e coordial.
Tudo isto numa noite de um frio de rachar, em que os de lá recomendavam cuidado aos de fora, como nós, que o chão estava vidrado de gelo, não fossem os lisboetas estatelar-se em terras do Coura...

Sem comentários:

Enviar um comentário